SALA VERDE REAP – Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista

Projeto de Extensão da UNESP – Câmpus de Tupã

Amazônia: Importância e preservação

Deixe um comentário

Sendo o maior bioma brasileiro, a Amazônia detém mais da metade da biodiversidade presente no planeta, além de corresponder a um terço das florestas tropicais do mundo (IPAM, 2015). Esta consiste de um conjunto de ecossistemas que abrangem tanto a floresta amazônica quanto a bacia hidrográfica do Rio Amazonas, demonstrando-se de suma importância tanto para equilíbrio climático nacional quanto para o regime de chuvas em toda a América do Sul (SOUZA, 2007).

A floresta amazônica libera uma imensa quantidade de água para a atmosfera. O processo de evapotranspiração, realizado pelas árvores do bioma, alimenta os fluxos aéreos maciços de água sob a forma de vapor, formando os chamados “rios voadores” que se dirigem para o Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil. Além disso, em âmbito internacional, os rios voadores alimentam regiões que representam 70% do PIB da América do Sul, influenciando no regime das chuvas do Paraguai, Argentina, Chile e Uruguai (JORDÃO et al., 2017).

No entanto, este bioma sofre com o aumento crescente do desflorestamento e a ocorrência de queimadas. O desmatamento vem ocorrendo em ritmo mais acelerado, mostrando-se 57% mais intenso no período de agosto de 2020 e julho de 2021 em comparação com o período anterior, com a perda de cerca de 10.476 km² de floresta, sendo a pior perda destes últimos dez anos (MODELLI, 2021). Não obstante, a queima das florestas acentua o aquecimento global graças à intensa liberação de CO2,  além da destruição da fauna (IPAM, 2015).

Dentre as principais causas do desmatamento, destaca-se o retrocesso em políticas ambientais, bem como a impunidade de crimes ambientais (LEGNAIOLI, 2021). Em 2016, na Convenção do Clima das Nações Unidas — no Acordo de Paris — o Brasil assumiu a missão de acabar com o desmatamento ilegal na Amazônia até 2030, porém ainda falta muito para que esta meta seja cumprida, uma vez que segundo pesquisadores brasileiros do Instituto Centro de Vida (ICV), do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)  94% do desmatamento registrado na Amazônia brasileira é ilegal (ESCOBAR,  2020 ; PRESSE, 2021).

A ameaça à Amazônia equivale uma ameaça ambiental com repercussões econômicas, uma vez que o fornecimento hídrico é de suma importância tanto para a agricultura quanto para pecuária, sendo a preservação ambiental deste bioma uma questão importante e urgente. Você sabia da importância e da riqueza da biodiversidade da Amazônia? Sabia também da importância do cenário político nas questões de preservação? E o que pode ser feito para fomento da preservação?

SAIBA MAIS:

O que você pode fazer para ajudar a Amazônia e o Pantanal? 

Disponível em: https://vogue.globo.com/premio-muda/noticia/2020/09/o-que-voce-pode-fazer-para-ajudar-amazonia-e-o-pantanal.html#:~:text=Participe%20de%20atos%20e%20mobiliza%C3%A7%C3%B5es,medidas%20que%20impulsionam%20o%20desmatamento.

A Amazônia importa: A maior biodiversidade do planeta está aqui. Disponível em: https://estudio.folha.uol.com.br/amazonia-importa/2020/08/1988816-a-maior-biodiversidade-do-planeta-esta-aqui.shtml

Live “Queimadas na Amazônia em tempos de Covid-19”– Disponível no canal  do Museu Goeldi:  https://www.youtube.com/watch?v=NM6YjalF9zU

REFERÊNCIAS

ESCOBAR, H. Desmatamento da Amazônia dispara de novo em 2020. Jornal da USP, 2020. Disponível em:https://jornal.usp.br/ciencias/desmatamento-da-amazonia-dispara-de-novo-em-2020/ Acesso em: 19 set. 2021IPAM Amazônia. A importância das florestas em pé na Amazônia. IPAM,2015. 2015.Disponível em:

Autor: Sala Verde Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista

A Sala Verde REAP A Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista (REAP) foi constituída com o objetivo de promover reflexão, articulação e discussão para o desenvolvimento da Educação Ambiental no município de Tupã e na região da Nova e Alta Paulista. Busca ainda fomentar a inter-relação entre os interessados que trabalham com essa temática, com a finalidade de fortalecer ações em Educação Ambiental (EA) na região. É um espaço aberto para refletir e discutir ideias e propostas relacionadas à sustentabilidade e Educação Ambiental. A Sala Verde REAP, dentro do "Projeto Salas Verdes" da Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, atuará como um espaço pedagógico com foco ambiental e estará dedicada ao desenvolvimento de atividades educacionais voltadas à temática socioambiental e cultural, que visam contribuir e estimular discussão crítica, reflexão e fortalecimento de identidades grupais, levando à formação de cidadãos mais críticos, mais informados e participativos, dedicados ao processo de construção de sociedades sustentáveis. Por isso, o OBJETIVO GERAL da Sala Verde REAP é: Desenvolver ações de educação e comunicação ambiental no processo da moderação e dinamização da REAP, criando a possibilidade de FORMAÇÃO AMBIENTAL e DIÁLOGO DE SABERES entre os atores envolvidos e a promoção de parcerias e acordos na construção coletiva de práticas e conhecimentos socioambientais locais e regionais. Venha participar!

Deixe um comentário