SALA VERDE REAP – Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista

Projeto de Extensão da UNESP – Câmpus de Tupã

Hortas Urbanas

2 Comentários

As hortas urbanas vem ganhando espaço até mesmo nas grandes cidades, como São Paulo. Em meio aos prédios, ao trânsito e a poluição, os paulistanos estão se organizando e semeando ideias para deixar a cidade menos cinza através das hortas urbanas. 
A ideia é facilitar o acesso a alimentos frescos e saudáveis, aumentar as áreas verdes nas grandes cidades e diminuir os impactos do transporte de hortaliças.

O Shopping Eldorado, encontrou na horta urbana uma forma de reaproveitar os restos de alimentos da praça de alimentação e as podas do jardim.  A horta urbana foi criada no telhado do prédio e produz alfaces, quiabos, camomilas, tomates, cidreiras, couve e entre outras plantas que, quando colhidas, são distribuídas aos funcionários das lojas.

As hortas tem dado vida a terrenos baldios e praças da cidade, como Vila Beatriz, Vila Industrial, Taboão da Serra, Pompéia e até mesmo na Avenida Paulista. Terrenos embaixo de linhas de transmissões ou em cima de oleodutos, tem que ficar vazios mas podem ser utilizados como hortas.

Os “Hortelões Urbanos”  é um grupo da cidade de São Paulo, que se reúne através da internet e conta com milhares de pessoas interessadas em trocar experiências de plantio doméstico.

Assista o vídeo da Horta Urbana do Shopping Eldorado:

Autor: Sala Verde Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista

A Sala Verde REAP A Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista (REAP) foi constituída com o objetivo de promover reflexão, articulação e discussão para o desenvolvimento da Educação Ambiental no município de Tupã e na região da Nova e Alta Paulista. Busca ainda fomentar a inter-relação entre os interessados que trabalham com essa temática, com a finalidade de fortalecer ações em Educação Ambiental (EA) na região. É um espaço aberto para refletir e discutir ideias e propostas relacionadas à sustentabilidade e Educação Ambiental. A Sala Verde REAP, dentro do "Projeto Salas Verdes" da Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, atuará como um espaço pedagógico com foco ambiental e estará dedicada ao desenvolvimento de atividades educacionais voltadas à temática socioambiental e cultural, que visam contribuir e estimular discussão crítica, reflexão e fortalecimento de identidades grupais, levando à formação de cidadãos mais críticos, mais informados e participativos, dedicados ao processo de construção de sociedades sustentáveis. Por isso, o OBJETIVO GERAL da Sala Verde REAP é: Desenvolver ações de educação e comunicação ambiental no processo da moderação e dinamização da REAP, criando a possibilidade de FORMAÇÃO AMBIENTAL e DIÁLOGO DE SABERES entre os atores envolvidos e a promoção de parcerias e acordos na construção coletiva de práticas e conhecimentos socioambientais locais e regionais. Venha participar!

2 pensamentos sobre “Hortas Urbanas

  1. Muito bom…

    Curtir

  2. Só assim a selva de pedra será vitalizada.

    Curtir

Deixe um comentário