SALA VERDE REAP – Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista

Projeto de Extensão da UNESP – Câmpus de Tupã

REAP e UNATI visitam usina de materiais recicláveis.

1 comentário

Os projetos de extensão da UNESP de Tupã: REAP (Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista) e UNATI (Universidade da Terceira Idade), coordenados respectivamente pela Profª Dra. Angélica Góis Morales e pela Profª Dra. Ana Elisa Bressan Smith Lourenzani realizaram no dia 03 de novembro uma visita à Usina de materiais Recicláveis do município, conhecida como Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Tupã (COORETUP).


A visita contou com cerca de 30 pessoas entre integrantes dos projetos de extensão e convidados para conhecerem como funciona uma parte do gerenciamento de resíduos da região. A COORETUP surgiu em 2001, com o Projeto Reciclar é Legal por meio da Secretaria do Meio Ambiente do Município de Tupã e, desde 2012 suas atividades vem ocorrendo numa infra-estrutura ampla com 1700 metros de área construída que abriga setores de classificação de materiais recicláveis, escritório, refeitório, sala de aula e banheiros.  É um projeto que teve sucesso na cidade de Tupã e que já foi premiado na modalidade Gestão Integrado de Resíduos Sólidos pela Feilimp em 2006 na cidade de São Paulo-SP, além de outros destaques. 



A discente do curso de Administração e integrante da REAP Alice Maruyama, após a visita comentou “O Rafael, representante da cooperativa, nos recebeu e nos apresentou o processo de separação dos materiais, as instalações da usina, nos instruindo sobre a forma correta de separação dos materiais recicláveis e respondeu todas as dúvidas dos idosos”.


A Unati procura constantemente fazer atividades variadas para atender à demanda do grupo, incluindo cursos e palestras, atividades artísticas, culturais, físicas e de lazer, com objetivo de melhorar os conhecimentos/ habilidades e a qualidade de vida da população idosa que necessita de crescente atenção e cuidados com o aumento de expectativa de vida no Brasil. Enquanto o projeto de extensão Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista(REAP) exerce importante papel no processo de aprofundamento e expansão das ações locais e regionais dentro da comunidade da Alta Paulista que visão expandir os conhecimentos da população em relação ao eixo temático da Educação Ambiental para assim conseguir conscientizar a todos para o uso sustentável dos recursos do planeta.

Autor: Sala Verde Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista

A Sala Verde REAP A Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista (REAP) foi constituída com o objetivo de promover reflexão, articulação e discussão para o desenvolvimento da Educação Ambiental no município de Tupã e na região da Nova e Alta Paulista. Busca ainda fomentar a inter-relação entre os interessados que trabalham com essa temática, com a finalidade de fortalecer ações em Educação Ambiental (EA) na região. É um espaço aberto para refletir e discutir ideias e propostas relacionadas à sustentabilidade e Educação Ambiental. A Sala Verde REAP, dentro do "Projeto Salas Verdes" da Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, atuará como um espaço pedagógico com foco ambiental e estará dedicada ao desenvolvimento de atividades educacionais voltadas à temática socioambiental e cultural, que visam contribuir e estimular discussão crítica, reflexão e fortalecimento de identidades grupais, levando à formação de cidadãos mais críticos, mais informados e participativos, dedicados ao processo de construção de sociedades sustentáveis. Por isso, o OBJETIVO GERAL da Sala Verde REAP é: Desenvolver ações de educação e comunicação ambiental no processo da moderação e dinamização da REAP, criando a possibilidade de FORMAÇÃO AMBIENTAL e DIÁLOGO DE SABERES entre os atores envolvidos e a promoção de parcerias e acordos na construção coletiva de práticas e conhecimentos socioambientais locais e regionais. Venha participar!

Um pensamento sobre “REAP e UNATI visitam usina de materiais recicláveis.

  1. Parabéns meninas, trabalho magnífico.

    Curtir

Deixe um comentário