SALA VERDE REAP – Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista

Projeto de Extensão da UNESP – Câmpus de Tupã

VOCÊ CONHECE SOBRE AGROECOLOGIA?

Deixe um comentário

O termo agroecologia é composto por duas palavras, agricultura e ecologia. Duas palavras que a princípio parecem antagônicas entre si, mas não precisam ser. Na verdade, pelo bem do planeta, nem devem ser. 

O agrônomo russo Basil Bensin foi quem trouxe o termo pela  primeira vez, porém visava apenas descrever o uso de métodos ecológicos em plantas comerciais (WEZEL et al., 2009). Ao longo do século XX, a agroecologia passou a incorporar diversas áreas da produção agrícola no geral, e cada vez mais, trazendo  conceitos de sustentabilidade e respeito à agrobiodiversidade, até finalmente consolidar-se  como ciência. 

Essa ciência integradora não se resume apenas em substituir insumos industriais e muito menos à “indústria do agronegócio orgânico”, pois a mesma não se trata de algo mercadológico, apesar de poder abrangê-lo em alguma escala. De forma ampla, a agroecologia é entendida como  uma disciplina científica, como uma prática agrícola, como um movimento social e como um movimento político (WEZEL et al., 2009). 

A agroecologia busca meios de produção que estejam de acordo com as dinâmicas dos ecossistemas, ao invés de ir contra elas. Para isso, é proposto o resgate de práticas tradicionais de produção, a busca por  tecnologias voltadas para a conciliação entre produção e o meio ambiente, o fortalecimento da agricultura de base familiar, a busca de políticas públicas voltadas à conservação e preservação do meio ambiente e a igualdade social.

Considerando diversos problemas que o sistema agropecuário convencional traz, como a predominância da monocultura e a utilização de agrotóxicos, além de promover a concentração de terras produtivas, consumos não-local da produção e ainda ser um dos responsáveis pelo desmatamento e outros  problemas ambientais,  a agroecologia propõe uma transformação no sistema agropecuário atual. Entretanto, ao propor isso, ela automaticamente está propondo uma reflexão e transformação da sociedade.

Todas as mudanças propostas pela agroecologia  são extremamente necessárias, e com o passar dos anos, se tornam urgentes. O  planeta já dá indícios de que não aguenta mais 60 milhões de hectares  plantados de soja, suas águas contaminadas com dezenas de agrotóxicos e seus biomas destruídos. Evidentemente, os meios de produção convencionais não trazem benefícios para a sociedade, além de prejudicá-la a longo prazo. O planeta precisa do  equilíbrio que a agroecologia oferece, tanto na questão da saúde das populações e de todos os seres vivos, como na preservação e conservação ambiental, e nós como seres humanos, precisamos de ambientes integrados e sustentáveis. Temos o dever de lutar por isso.

Que tal conhecer os agricultores familiares da sua região e consumir alimentos saudáveis? Além de contribuir com a economia local contribui também com o meio ambiente equilibrado. E que tal, potencializar as redes agroecológicas locais? 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

CAPORAL, F. R.; AZEVEDO, E. O. de. Princípios e perspectivas da agroecologia. Emater, 2011. Disponível em: http://www.emater.tche.br/site/arquivos_pdf/teses/principioseperspectivasdaagroecologia.pdf. Acesso em: 19 jul. 2021.

MOREIRA, R. M.; CARMO, M. S. do. AGROECOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL. Agricultura sustentável, São Paulo, 16 set. 2004. Disponível em: http://www.iea.sp.gov.br/out/publicacoes/pdf/asp-2-04-4.pdf. Acesso em: 20 jul. 2021.

OLIVEIRA, G. de L. T. Prescrições agroecológicas para a crise atual. Agroecologia, Presidente Prudente, ano 13, 16 ed., p. 33-47, 2010. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/1363. Acesso em: 19 jul. 2021.

Wezel, A. et al. Agroecology as a science, a movement and a practice. A review. O Agron. Sustain. Dev. n. 29, 503-515 (2009). https://doi.org/10.1051/agro/2009004. Acesso em: 20 jul. 2021

SAIBA MAIS:

O que é agroecologia. – Portal eCycle – O que é agroecologia – YouTube

Dialogando com a agroecologia: biodiversidade e resiliência.TV UFRB LIVE – Dialogando com a agroecologia: biodiversidade e resiliência. – YouTube

Agroecologia – O Futuro da Alimentação.  Live de lançamento do documento de posicionamento sobre agroecologia do Slow Food Brasil.

Agroecologia – O Futuro da Alimentação – YouTube

Conheça também os sites:

  • Associação Brasileira de Agroecologia: https://aba-agroecologia.org.br/
  • Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura(FAO – Brasil):

Autor: Sala Verde Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista

A Sala Verde REAP A Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista (REAP) foi constituída com o objetivo de promover reflexão, articulação e discussão para o desenvolvimento da Educação Ambiental no município de Tupã e na região da Nova e Alta Paulista. Busca ainda fomentar a inter-relação entre os interessados que trabalham com essa temática, com a finalidade de fortalecer ações em Educação Ambiental (EA) na região. É um espaço aberto para refletir e discutir ideias e propostas relacionadas à sustentabilidade e Educação Ambiental. A Sala Verde REAP, dentro do "Projeto Salas Verdes" da Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, atuará como um espaço pedagógico com foco ambiental e estará dedicada ao desenvolvimento de atividades educacionais voltadas à temática socioambiental e cultural, que visam contribuir e estimular discussão crítica, reflexão e fortalecimento de identidades grupais, levando à formação de cidadãos mais críticos, mais informados e participativos, dedicados ao processo de construção de sociedades sustentáveis. Por isso, o OBJETIVO GERAL da Sala Verde REAP é: Desenvolver ações de educação e comunicação ambiental no processo da moderação e dinamização da REAP, criando a possibilidade de FORMAÇÃO AMBIENTAL e DIÁLOGO DE SABERES entre os atores envolvidos e a promoção de parcerias e acordos na construção coletiva de práticas e conhecimentos socioambientais locais e regionais. Venha participar!

Deixe um comentário