SALA VERDE REAP – Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista

Projeto de Extensão da UNESP – Câmpus de Tupã

Lançamento do 2º Álbum Musical Regional. Talentos, histórias e parcerias

Deixe um comentário

Foto: Sandra Rigatto, 16/12/2021.

Aconteceu dia 16/12, em Adamantina, o lançamento do 2º Álbum Musical Regional. Escritores de várias cidades relataram suas memórias em poemas musicados por Cida Ajala, transpondo percepções e histórias regionais para a linguagem musical. Viola, violão, acordeão e harpa paraguaia estão nos arranjos instrumentais das melodias compostas no estilo raiz da cantora, que tão bem reproduz as influências culturais presentes no oeste paulista e em grande parte do interior brasileiro.

De Pauliceia, Izabel Cristina Sanchez Castagna Zulato escreveu Raízes para contar a seu netinho um pouco da história regional. De Tupi Paulista, sua mãe, Luzia Castagna Sanchez, hoje com 84 anos, enaltece o lugar em que mora com Aqui é o Meu Lugar. Eunice Ladeia Guimarães Amaro, de Irapuru, registra o longo momento pandêmico com Vai Passar. Esmeraldo Pereira, de Adamantina, em Águas do Paraná, destaca o majestoso rio que nos faz divisa a oeste. Também de Adamantina, Aline Valente Nunes Borro homenageia a sua cidade natal em Com Carinho, a Mariápolis. Luan Calderaro Costa, de Tupã, demonstra seu amor pela avó em Ilha de Sezília e faz uma síntese das criações do 1º álbum musical em Coração do Interior. Izabel Castanha Gil homenageia a pessoa que cuidou de seus três filhos, ainda muito pequeno, em Fátima, e destaca a temática das migrações internacionais inspirada na saga de um jovem retirante de Guiné-Bissau, em Diário de Um Refugiado. Bruno Vinícius Martielo Rondon tem seu primeiro poema musicado, Tupã, e o dedica a sua cidade natal. Laís Olmo da Silva, de Adamantina, destaca a aventura musical que estamos empreendendo em Nova História. João Passarinho conta um pouco da história da cidade em Gratidão. O padre Domingos de Jesus, de Monte Castelo, dá um toque plural ao movimento musical regional. Ele escreve seus poemas, compõe e interpreta a melodia, nos brindando com Agricultura Familiar e Vais, Depois Tu Voltas.

Cida Ajala reside em Presidente Prudente e tem uma longa trajetória artística. Além das várias gravações autorais, mantém o projeto Musicando Sua Poesia, do qual passamos a fazer parte. É membro da Orquestra de Viola Caipira de Presidente Prudente e de outras tantas iniciativas musicais. O 2º Álbum Musical Regional Latitude 21 tem arranjos do maestro Anselmo Ferreira, acordeão de Emerson Barbosa e a inconfundível harpa paraguaia de Derlis Fernandez.

Os próprios escritores patrocinaram as composições musicais, cujas gravações foram feitas no estúdio LS, em Álvares Machado. O reconhecimento do trabalho já é notório, com as músicas já fazendo parte do acervo musical de várias rádios das cidades da Nova Alta Paulista e pela Rádio Brazuca, de São Paulo, onde Cida Ajala mantém um programa semanal. Seu trabalho conquistou também um programa semanal na TV Xanxerê, de Xanxerê/SC, onde nossas criações musicais são transmitidas nas manhãs de sábado. Há outras conquistas a caminho e isso nos deixa bastante esperançosos.

Numa simpática demonstração de reconhecimento e estímulo, o show de lançamento do 2º Álbum Musical Regional foi promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina, com apoio cultural da UniFAI, da ETEC Prof. Eudécio Luiz Vicente e da Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista (REAP), vinculada à UNESP, Campus Tupã. Laís Olmo da Silva, em 2020, foi contemplada com a Lei Aldir Blanc e, neste evento, contribuiu para que o show pudesse ser transmitido pela TV Cidade. Tivemos também o apoio da Rádio Life FM. Nossos agradecimentos a cada um deles e, em especial, ao público que nos prestigiou com a sua presença.

Esse projeto cultural intenção de valorizar os talentos locais e, com eles, representar as identidades regionais em diversas linguagens, entre elas a literatura e a música. Em breve, o 2º álbum estará disponível em várias plataformas digitais. O show de lançamento pode ser acessado em https://www.facebook.com/watch/live/?ref=watch_permalink&v=238702408335047

Autor: Sala Verde Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista

A Sala Verde REAP A Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista (REAP) foi constituída com o objetivo de promover reflexão, articulação e discussão para o desenvolvimento da Educação Ambiental no município de Tupã e na região da Nova e Alta Paulista. Busca ainda fomentar a inter-relação entre os interessados que trabalham com essa temática, com a finalidade de fortalecer ações em Educação Ambiental (EA) na região. É um espaço aberto para refletir e discutir ideias e propostas relacionadas à sustentabilidade e Educação Ambiental. A Sala Verde REAP, dentro do "Projeto Salas Verdes" da Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, atuará como um espaço pedagógico com foco ambiental e estará dedicada ao desenvolvimento de atividades educacionais voltadas à temática socioambiental e cultural, que visam contribuir e estimular discussão crítica, reflexão e fortalecimento de identidades grupais, levando à formação de cidadãos mais críticos, mais informados e participativos, dedicados ao processo de construção de sociedades sustentáveis. Por isso, o OBJETIVO GERAL da Sala Verde REAP é: Desenvolver ações de educação e comunicação ambiental no processo da moderação e dinamização da REAP, criando a possibilidade de FORMAÇÃO AMBIENTAL e DIÁLOGO DE SABERES entre os atores envolvidos e a promoção de parcerias e acordos na construção coletiva de práticas e conhecimentos socioambientais locais e regionais. Venha participar!

Deixe um comentário