SALA VERDE REAP – Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista

Projeto de Extensão da UNESP – Câmpus de Tupã

I Encontro Regional de Conselhos de Meio Ambiente acontece com a participação de representantes de vários municípios da Nova Alta Paulista

Deixe um comentário

Momento de trocas de experiências e de aprendizado. Captura de tela: Denilson Burkert.

Na manhã de quinta-feira (20/5), aconteceu o I Encontro Regional de Conselhos Municipais de Meio Ambiente, promovido pela Sala Verde Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista (REAP), projeto de extensão da UNESP/ Campus Tupã, contando com a colaboração com o  Grupo de Pesquisa em Gestão e Educação Ambiental (PGEA), EE João Brásio de Panorama, INOVA CPS, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA – Polo Regional de Adamantina) e Projeto Nossa Gente.

“O encontro on-line foi uma iniciativa desse grupo com objetivo de promover um espaço para troca de experiências locais, esclarecimentos e desafios dos municípios da Nova Alta Paulista”, esclareceu a prof.ª Dra. Angélica Gois Morales, mediadora do evento e coordenadora da REAP.

O convite estendeu-se aos trinta municípios das microrregiões de Adamantina, Dracena e Tupã, formadores da Nova Alta Paulista, contando com a participação de secretários e diretores municipais de Meio Ambiente e os membros dos conselhos municipais de meio ambiente. Além deles, o evento on-line foi aberto a funcionários desse setor, estudantes e interessados em geral, contando com a participação de pessoas de outros municípios e até de outros estados. Viva as tecnologias da informação e da comunicação!

O Sr. José Walter Figueiredo Silva, coordenador do Programa Município Verde Azul (PMVA), vinculado à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, foi o convidado especial deste encontro, com quem os participantes puderam apresentar experiências locais, tirar dúvidas e conhecer mais sobre o referido programa.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, “o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo. O Programa foi lançado em 2007 e tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios”.

Segundo os organizadores, o interesse dos participantes demonstrou que a iniciativa atingiu os seus objetivos e aponta para a necessidade de se intensificar essas conexões, procurando construir uma rede regional de cooperação entre os membros dos conselhos municipais, o poder público municipal, a universidade, a sociedade, e as demais instituições vinculadas à temática ambiental.

Este encontro está gravado e pode ser acessado pelo YouTube Sala Verde REAP ou então, pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=OnfgZ73oNpE

Autor: Sala Verde Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista

A Sala Verde REAP A Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista (REAP) foi constituída com o objetivo de promover reflexão, articulação e discussão para o desenvolvimento da Educação Ambiental no município de Tupã e na região da Nova e Alta Paulista. Busca ainda fomentar a inter-relação entre os interessados que trabalham com essa temática, com a finalidade de fortalecer ações em Educação Ambiental (EA) na região. É um espaço aberto para refletir e discutir ideias e propostas relacionadas à sustentabilidade e Educação Ambiental. A Sala Verde REAP, dentro do "Projeto Salas Verdes" da Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, atuará como um espaço pedagógico com foco ambiental e estará dedicada ao desenvolvimento de atividades educacionais voltadas à temática socioambiental e cultural, que visam contribuir e estimular discussão crítica, reflexão e fortalecimento de identidades grupais, levando à formação de cidadãos mais críticos, mais informados e participativos, dedicados ao processo de construção de sociedades sustentáveis. Por isso, o OBJETIVO GERAL da Sala Verde REAP é: Desenvolver ações de educação e comunicação ambiental no processo da moderação e dinamização da REAP, criando a possibilidade de FORMAÇÃO AMBIENTAL e DIÁLOGO DE SABERES entre os atores envolvidos e a promoção de parcerias e acordos na construção coletiva de práticas e conhecimentos socioambientais locais e regionais. Venha participar!

Deixe um comentário