SALA VERDE REAP – Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista

Projeto de Extensão da UNESP – Câmpus de Tupã

VI Ciclo de Palestras Ambientais ocorreu dia 10/10

Deixe um comentário

Evento promovido pela Sala Verde REAP e grupo PGEA da FCE/ UNESP teve recorde de público, comparado aos eventos anteriores.

O VI Ciclo de Palestras Ambientais, promovido pela Sala Verde Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista (REAP) e grupo de Pesquisa em Gestão e Educação Ambiental (PGEA), teve a coordenação da Profª Angélica Góis Morales e sua equipe de alunos (graduação e pós-graduação).

WhatsApp Image 2019-10-11 at 11.21.42

Foto: Flávia, Rejane, Luana, João, Angélica, Lívia, Guilherme, Mariane, Fabiano, Aliny, Júlio e Amanda.

A 6ª edição desse evento chegou a 95 inscrições lotando o Auditório Shunji Nishimura da Faculdade de Ciências e Engenharia/ UNESP, Câmpus de Tupã e contou com a presença de alunos e docentes da UNESP, além de professores, advogados, produtores rurais, representantes de secretarias de meio ambiente, líderes de associações de bairros, grupos ambientais de Tupã, Dracena, Adamantina, Bastos, Pompéia, Marília e Araçatuba).

P_20191010_144509

Foto: Alunos assistindo à palestra no auditório Shunji Nishimura – FCE Unesp Tupã.

O VI Ciclo de palestras ambientais, contou com a presença dos palestrantes Dr. João Vitor Maldonado dos Santos da empresa Tropical Melhoramentos &Genética, que abordou sobre o papel do melhoramento de plantas frente às mudanças climáticas e conservação ambiental e a Dra. Teresa Villac, educadora ambiental e advogada da União que abordou a Sustentabilidade na gestão pública.

 

Foto:  Dr. João Vitor Maldonado, Dra. Angélica Góis Morales e Dra. Teresa Villac.

Também contamos com a parceria do Prof. Nelson de Abreu do Instituto Federal de São Paulo, Campus de Tupã que nos brindou com sua peça de teatro “Em busca do tesouro”, junto com sua equipe de alunos e docentes. E, ao final a aluna Luana Brito, também do IFSP, realizou o fechamento do evento com uma apresentação musical belíssima que trouxe à tona as questões socioambientais e políticas por meio da sua arte.

Foto: Alunos do Instituto Federal de São Paulo – Campus de Tupã.

Conforme a profª Angélica Góis Morales reforçou, esse evento a cada ano vem superando suas expectativas, conseguindo trazer para as discussões ambientais, um maior público de segmentos diferentes e da região. E além disso, comentou que:

“A extensão ajuda a divulgar as nossas ações para a sociedade além de chamar todos atores sociais para a discussão socioambiental, extrapolando os muros da universidade, e é por meio das experiências em redes e aprendizados na abordagem do elo extensionista- universidade – sociedade, que é possível aprender a manter nossos diálogos mais próximos e com diversos atores da sociedade, além de promover estratégias de comunicação e ações interdisciplinares e interinstitucionais”.

Nós da Sala Verde REAP agradecemos imensamente as contribuições oferecidas pelos  nossos apoiadores: “Prefeitura Municipal da Estância Turística de Tupã (Cozinha Piloto)”, “Papelaria O Estudante”, “Padaria KiPão”, Empório Moda Íntima”, “Sorveteria Gelare”, “Supermercado Kawakami”, “Supermercado Romana” e “Varejão Secco”. Vocês tornaram o evento ainda mais incrível!

Texto: Ivana Kodama – Equipe Sala Verde REAP.

Autor: Sala Verde Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista

A Sala Verde REAP A Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista (REAP) foi constituída com o objetivo de promover reflexão, articulação e discussão para o desenvolvimento da Educação Ambiental no município de Tupã e na região da Nova e Alta Paulista. Busca ainda fomentar a inter-relação entre os interessados que trabalham com essa temática, com a finalidade de fortalecer ações em Educação Ambiental (EA) na região. É um espaço aberto para refletir e discutir ideias e propostas relacionadas à sustentabilidade e Educação Ambiental. A Sala Verde REAP, dentro do "Projeto Salas Verdes" da Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, atuará como um espaço pedagógico com foco ambiental e estará dedicada ao desenvolvimento de atividades educacionais voltadas à temática socioambiental e cultural, que visam contribuir e estimular discussão crítica, reflexão e fortalecimento de identidades grupais, levando à formação de cidadãos mais críticos, mais informados e participativos, dedicados ao processo de construção de sociedades sustentáveis. Por isso, o OBJETIVO GERAL da Sala Verde REAP é: Desenvolver ações de educação e comunicação ambiental no processo da moderação e dinamização da REAP, criando a possibilidade de FORMAÇÃO AMBIENTAL e DIÁLOGO DE SABERES entre os atores envolvidos e a promoção de parcerias e acordos na construção coletiva de práticas e conhecimentos socioambientais locais e regionais. Venha participar!

Deixe um comentário